Baru

 

Nome Científico:Dypterix alata Vog, da família das Leguminosas 
Nomes Comuns: Cumaru, castanha de ferro, coco feijão, cumarurana, cumbaru, meriparagé, fruta de macaco, castanha de burro, cumbary.
Origem: Da Amazônia até São Paulo


O fruto é de cor marrom quando maduro e consistência fibrosa. A castanha é revestida por caroço duro, que necessita ser quebrado com auxílio de ferramenta, para se obter a amêndoa interna.

A amêndoa é torrada e lembra o amendoim sendo utilizado em rapaduras, paçocas, pés-de-moleque, bombons, cajuzinho, bolos, biscoitos, etc. Substitui receitas com castanha de caju, noz, amendoim, podendo ser utilizado para mistura de cereais matinais. O fruto é também considerado afrodisíaco.

O óleo das amêndoas é muito fino e comparável ao azeite de oliva e é utilizado contra reumatismo, sendo considerado tônico e regulador da menstruação. É também utilizado como aromatizante de fumo.

A árvore é de crescimento rápido, sendo utilizada para sombreamento de pastagens, uma vez que as folhas e frutos também servem de alimento para o gado e bastante ornamental. Apresenta madeira resistente a fungos e cupins